segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Futebol nos tempos livres

No Pangamongo (Distrito de Cabinda). Equipa constituida pelo Spinola - Gorila do Majombo (já falecido), 1º Cabo Freitas, Soldado Mário (já falecido), 1º Cabo Mendes, Furriéis do 1º Pelotão e outros.

Mais uma equipa de futebol. Foto tirada também no Pangamongo.

13 comentários:

A.ALMEIDA disse...

Grande estádio este do Pangamongo, é verdade que não tinha relva(apenas alguma erva junto às linhas), mas assim os craques não ficavam no chão.Amigos também por lá dei umas biqueiradas,juntamente com alguns conterrâneos vossos da 3ªCCAÇ/BC4910,formado no BI19, companhia que permaneceu no Pangamongo de AGO(?)73 a Setembro de 1974. Como curiosidade este
"estádio" serviu de morgue durante
dois dias a Céu aberto, a uns soldados que vinham buscar lenha à serração do Pangamongo e a Berliet caiu ao rio na ponte do Seba. Adeus e um abraço deste peregrino que visitou os mesmos "santuários".

Anónimo disse...

estive 6 meses no pangamongo em 1963 cce 371.tinhamos um pelotao no necuto e outro no seva. a selva inundava tudo. nao havia alcatrao. ja existia o campo de futebol. tenho espectaculares fotos do necuto (a fonte,vista sobre o congo e o chiloango a serpentear;todas as casas de comercio;danças de merengue etc etc

Anónimo disse...

Pangamongo, Necuto, Seva três locais paradisiacos.
De que estás à espera meu(meu camarada), para as publicares?
Dá-nos lá o prazer de revisitar esses locais.

masoca5@gmail.com disse...

Amigos,estive no Belize. integrado no PEL:MORT:1062,saindo depois de 11 meses de mato,rumo à cidade.Fui colocado no P.D.I.pertencente ao Sector S.Sou o Campos,condutor.Tenho imensas saudades dos meus antigos camaradas.Estive em Cabinda de 1966a1973. Um grande e forte abraço para todos aqueles que passaram por aquela terra. Manuel Campos

Jorge Torres disse...

Eu nasci em Pangamongo no ano 1964, meu pai trabalhava na Companhia de Madeiras de Cabinda, este lá 27 anos.

vi alguns jogos nesse campo que ficava por detrás do quartel.

lembro-me também do cinema ao ar livre e do canhão perto da casa do Administrador de Pangamongo.

:)

Adriano Silva disse...

Também eu passei muito tempo no Pangamongo, quando ia lá de férias. O meu pai trabalhava como serrador na serração do Pangamongo, era amigo do meu amigo Jorge Torres. O meu pai era conhecido pelo Ti Xico e a minha mãe pela Ti Judite que orientava a messe dos empregados da empresa, também fazia pão para a tropa instalada no Pangamongo. Também joguei nesse campo de futebol. Que saudades

Adriano Silva disse...

Como poderei obter o endereço de Jorge Torres, que julgo ser o filho do meu amigo Jorge Torres?

Ivo Freitas disse...

para Adriano

CARO AMIGO eu estava a escrever mas foi tudo ao ar. Eu estive no Pangamongo nos anos de 1970 fins desse ano lembro-me de passar o NATAL desse ano nessa zona ,lembro-me da serraçaõ , do bar que existia lá , do cinema ao ar livre , que quando havia filmes de cowboys os pretos deliravam , do zorro , eram outros tempos , quanto ao futebol sei que havia dois civis que jogavam c/ a minha companhia. Mesta foto é o 2º da esquerda para a direita (fila de cima) e o 4ª da esquerda para a direita na fila de baixo, mas neste momento não me lembra o nome deles. Eu sou o 2º na fila de baixo. Desde já foi um prazer me contactar , eu sou da Madeira , nós ex militares todos os anos fazemos encontros no mês de setembro sempre depois do dia 16 , no sábado logo a seguir. Este ano foi em Coimbra , lá estive presente, eu sou da Madeira , neste momento estou reformado, desde já podemos ser amigos , e fazer mais contactos e porque não um dia nos encontra-mos em algures neste Pais , proximo encontro será para o ano que vem e vai ser para os lados de Coimbra em principio .

Desde já um abraço e tudo de bom para o amigo. IVO DE FREITAS

Ivo Freitas disse...

Em relação ao enderço do Jorge Torres, não consegui obte-lo.

Adriano Silva disse...

Amigo Ivo Freita, gostei muito de ler as tuas palavras. Vejo que estiveste no Pangamongo em 1970, pois nessa altura estava eu na Guiné, dado que tendo vindo para a Metrópole estudar, em 1965, acabei por ser mobilizado para a Guiné em 1969 de onde regressei em 1971. Poderia ter ido para Angola se fizesse um requerimento para tal, dado ter os meus pais aí, e muito provavelmente teria ido ter exactamente ao Pangamongo dado que um colega do curso de sargentos, o Furriel José Julio, foi para o Pangamongo. Provavelmente terás jogado futebol com ele, dado que ele era guarda-redes do União de Leiria, antes de ir para aí. Muito provavelmente conheceste os meus pais pois era a minha mãe que tomava conta da messe dos empregados da empresa.
Eu moro nos arredores de Leiria e também todos os anos fazemos um almoço com a malta que esteve comigo na Guiné. Para facilitar os nossos contactos, poderás fazê-lo por mail, adanosilva@gmail.com ou no Facebook como nome Adriano Silva.
Um abraço.

Ivo Freitas disse...

Caro amigo Adriano passado este tempo já consegui contactar o Jorge Torres, agora queria que me envia-se o seu email ou numero de telemovel para ele entrar em contacto c/ o Adrianoem breve , ele já me mostrou a foto de seus pais ele o conhece perfeitamente ele é do Pangamongo e vive , para os lados de setubal., fico a aguardar , o meu email é freitas 2570@gmail.com, um abraço.

Ivo Freitas disse...

estou a aguardar noticias do meu amigo adrianosilva,

Jorge Torres disse...

Já nos contactámos :) que útil é a Internet.